Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Madeira sem novos casos e com mais três recuperados reporta 52 ativos

A Madeira voltou hoje a não registar mais casos positivos de covid-19, reportando um total de 52 situações ativas, menos três do que na terça-feira porque três doentes recuperaram entretanto, anunciou a autoridade regional de saúde.

Madeira sem novos casos e com mais três recuperados reporta 52 ativos
Notícias ao Minuto

19:59 - 24/09/20 por Lusa

País Covid-19

"Hoje não há novos casos positivos a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira mantém total cumulativo de 205 casos confirmados de covid-19", pode ler-se no boletim epidemiológico emitido diariamente pelo Instituto da Administração de Saúde (IASAUDE).

No mesmo documento, realça que existem "mais três casos recuperados", passando a Madeira a contabilizar 153 situações de recuperação de covid-19.

Por isso, destaca que a situação atual no arquipélago é de "52 casos ativos, dos quais 41 são importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 11 são de transmissão local".

Estas pessoas estão em quarentena, estando 24 a cumprir isolamento numa unidade hoteleira e as restantes 28 em alojamento próprio.

A autoridade de saúde da Madeira recorda que "até ao fim do dia 23 de setembro [quarta-feira], foram contabilizadas na região 1.665 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram".

O IASAUDE menciona que estão atualmente a ser acompanhadas em diversos concelhos do arquipélago pelas autoridades de saúde um total de 16.434 pessoas, com recurso à aplicação MadeiraSafe, estando 7.613 estão em vigilância ativa.

Sobre a realização de testes para despiste de covid-19 realizados neste território, indica que o laboratório o Serviço Regional de Saúde (SESARAM) processou 108.543 amostras de PCR.

Quanto à operação de rastreio de viajantes montada nos portos e aeroportos da Madeira e Porto Santo, adianta que foram feitas 64.497 colheitas para teste até às 17:30 do dia de hoje.

A Madeira é a única região do país que até ao momento não regista qualquer óbito provocado pela covid-19, nem reportou qualquer caso nos vários lares de terceira idade.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 978.448 mortos e quase 32 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.931 pessoas dos 71.156 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório