Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

"Agricultura não parou. Isso foi fundamental em período de confinamento"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje, em Lisboa, que os agricultores Portugueses "são excecionais", destacando o papel do setor durante os primeiros meses da pandemia de covid-19.

"Agricultura não parou. Isso foi fundamental em período de confinamento"
Notícias ao Minuto

16:31 - 24/09/20 por Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

"Os agricultores portugueses são excecionais e foram excecionais durante o período inicial da pandemia. A agricultura não para e não parou, e isso foi [...] fundamental em período de confinamento", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que falava na cerimónia de encerramento da apresentação do documento "Ambição Agro 2020-30", elaborado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Em causa está um conjunto de propostas, hoje apresentadas em Lisboa, que pretendem enquadrar a visão do setor agrícola na recuperação económica do país.

Para o Presidente da República, o sucesso da declaração do Estado de Emergência e das suas sucessivas renovações, "com confinamento voluntário, está ligado largamente à garantia que os agricultores deram" e também ao setor do comércio e da indústria.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, foi essa garantia que permitiu "que não houvesse um vazio económico e social superior ao que tinha de existir pelas circunstâncias".

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 978.448 mortos e quase 32 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.931 pessoas dos 71.156 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório