Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ministério reforça embaixada e secção consular em Bissau

O Ministério dos Negócios Estrangeiros vai reforçar a embaixada e secção consular na Guiné-Bissau com mais três funcionários, disse hoje à Lusa o chefe da diplomacia, Augusto Santos Silva.

Ministério reforça embaixada e secção consular em Bissau
Notícias ao Minuto

06:38 - 24/09/20 por Lusa

País Augusto Santos Silva

Segundo o ministro, a embaixada e a secção consular vão ser reforçadas com três pessoas no âmbito de um processo que prevê contratar 99 pessoas para os serviços periféricos externos.

Questionado sobre as queixas relativas à falta de celeridade no processo de atribuição de vistos, o ministro explicou que o número de pedidos disparou nos últimos anos.

"No sentido positivo, quanto mais melhor, só prova quão próximos estão os dois países", afirmou.

Augusto Santos Silva salientou também que, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a secção consular e a embaixada de Portugal "só agora estão a retomar a normalidade".

Em relação aos vistos de estudo, considerados os mais urgentes, Augusto Santos Silva disse que o "processamento será mais rápido" quanto "melhor as pessoas preencherem os impressos".

"É impossível processar vistos de estudo quando as pessoas não indicam qual é a escola em Portugal onde vão estudar ou e qual é o alojamento, ou a morada, onde vão viver, porque essas duas condições são mínimas", afirmou.

Segundo Augusto Santos Silva, há muito pedidos que estão incompletos e isso tem dois efeitos negativos, o primeiro é que não é atribuído visto e o segundo é que "entopem" os serviços e não deixam os que preencheram corretamente ter os vistos processados com rapidez.

"Nós assumimos a nossa responsabilidade e como disse a secção consular vai ser reforçada com mais gente, por um lado, e por outro lado quanto melhor forem apresentados os documentos e os impressos que são simples, mais rápida é a análise de processamento do visto", afirmou.

Na entrevista à Lusa, Augusto Santos Silva disse também que o novo embaixador de Portugal na Guiné-Bissau chega sábado ao país.

O novo embaixador, José Rui Caroço, vai substituir no cargo António Alves de Carvalho, que foi destacado para o Qatar.

Augusto Santos Silva termina hoje uma visita de trabalho de dois dias à Guiné-Bissau.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório