Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sobe ao ponto mais alto do país com perna amputada e braço paralisado

A história de resiliência de Renato foi contada pela Associação Salvador.

Sobe ao ponto mais alto do país com perna amputada e braço paralisado
Notícias ao Minuto

19:20 - 23/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Superação

Renato Oliveira, de 38 anos, é o espelho da resiliência. Apesar de ser hemiplégico, o que lhe causa a paralisia por todo o lado esquerdo do corpo, e de, há dois anos, ter amputado a perna esquerda, subiu ao ponto mais alto do país tornando-se na primeira pessoa, com estas condições, a conquistar a montanha da ilha do Pico e os seus 2.351 metros de altitude.

A história é contada pela Associação Salvador, que organizou a viagem e que há 17 anos que promove desafios para pessoas portadoras de deficiência motora.

“Foi com um enorme orgulho e sentimento de missão cumprida que vimos o Renato alcançar o ponto mais alto de Portugal. Iniciativas como esta vêm-nos mostrar a importância de ultrapassar barreiras e de nos superarmos no dia-a-dia. Não há impossíveis. Com esforço, dedicação e resiliência tudo é possível. Este é o principal objetivo destes Desafios Solidários da Associação Salvador. Queremos mostrar que a mudança e a superação estão nas mãos de cada um de nós. Sabemos que este foi um esforço conjunto e só possível graças ao espírito de equipa e de união que se viveu naquela montanha”, lê-se no site da associação.

A aventura, surge no âmbito dos Desafios Solidários da Associação Salvador, uma iniciativa que promove teambuildings solidários para empresas. Este foi o desafio lançado à Savills – 13 colaboradores da empresa ajudaram uma pessoa com mobilidade reduzida a subir ao topo da ilha do Pico. Um objetivo largamente conquistado e que superou todas as expetativas.

Ao todo, foram necessárias 12 horas para que todo o grupo concluísse a subida e a descida. Um percurso difícil, com muitos obstáculos, que incluiu algumas lágrimas, muitos sorrisos e, acima de tudo, um sentimento de união e de amizade, que ficarão na memória não só de Renato, mas de todos os presentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório