Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Phishing? PSP explica-lhe o que é esta técnica e como se defender

Saiba o que deve fazer para se manter seguro contra este género de burla online.

Phishing? PSP explica-lhe o que é esta técnica e como se defender
Notícias ao Minuto

08:15 - 23/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Phishing

A Polícia de Segurança Pública (PSP) recorreu, esta quarta-feira, ao Facebook para alertar os portugueses para o phishing, um género de burla informática onde os criminosos tentam obter dados confidenciais. 

Assim, o phishing, explica a força de segurança "é uma técnica de burla online onde, através de mensagens SMS, emails ou posts em redes sociais, se tentam obter informações confidenciais como contas de login, passwords ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança como se se tratassem de comunicações oficiais".

O objetivo "é encaminhar o utilizador para um site falso de modo a que este forneça os dados".

Para ficar a 'salvo' deste crime, a PSP aconselha os cidadãos a protegerem "o computador com programas anti-vírus e anti-spyware e ter sempre a firewall ativa", assim como a "não abrir e-mails de conteúdo duvidoso".

Ainda para combater uma eventual tentativa de phishing, a autoridade chama a atenção para o facto de que não deve "divulgar dados pessoais ou códigos de acesso completos através de internet, e-mail ou telefone". Por outro lado, tem de "escrever o endereço em vez de clicar em links quando pretender consultar páginas de internet das instituições de crédito".

De recordar que a mais recente investigação da Kaspersky sobre spam e phishing, realizada no segundo trimestre de 2020, ou seja entre abril e junho, indica que "Portugal é o segundo país com a maior percentagem de utilizadores atacados por phishers (13,51% do total de utilizadores)".

Durante esse período, foram também "detetados vários novos truques de phishing, desde e-mails de despedimento enviados em nome de departamentos de Recursos Humanos a ataques disfarçados de notificações de entrega".

Leia Também: Portugal entre países com maior percentagem de ataques por phishing

Recomendados para si

;
Campo obrigatório