Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro da Defesa orgulhoso do sexagenário Instituto Hidrográfico

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, elogiou hoje as diversas valências do Instituto Hidrográfico (IH), nomeadamente em termos conhecimento produzido para as Forças Armadas, mas também para alguns setores da economia portuguesa.

Ministro da Defesa orgulhoso do sexagenário Instituto Hidrográfico
Notícias ao Minuto

13:17 - 22/09/20 por Lusa

País Gomes CRavinho

"Esta é uma casa que muito orgulha a Defesa Nacional e que orgulha todo o país. Quero, em nome do Governo, deixar uma palavra de apreço ao almirante e Chefe do Estado-Maior da Armada e ao diretor-geral do IH pela liderança que têm exercido nos destinos desta casa", afirmou.

Na cerimónia de comemoração dos 60 anos da instituição, na sede da mesma, Lapa, Lisboa, estiveram também os ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Mar, Ricardo Serrão Santos.

"O IH é hoje uma entidade de referência na produção de conhecimento científico e técnico aplicado na área da hidrografia, oceanografia e cartografia, assim como um polo dinamizador destas atividades junto da comunidade académica, de empresas e de parceiros estratégicos", continuou o responsável governamental.

Segundo Gomes Cravinho, o IH "representa um reforço muito significativo da capacidade nacional de potenciar a localização central [de Portugal] no Atlântico e a sua vocação marítima".

O ministro da Defesa sublinhou ainda a utilidade do IH para "novos setores da atividade económica ligados ao mar".

"O IH produz conhecimento relativo aos sedimentos marinhos ou relevante para a aquacultura ou na observação de microplásticos, entre outros, que, no seu conjunto, contribuem decisivamente para um exercício pleno da soberania nacional sobre o mar português. Portugal não pode controlar, explorar de forma sustentável ou defender aquilo que não conhece", argumentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório