Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Ministro condecora 10 militares do Exército por serviços prestados

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, condecorou hoje 10 militares do Exército, simbolicamente, pelos serviços prestados no contexto da pandemia de covid-19, no salão nobre do ministério, no Restelo, Lisboa.

Ministro condecora 10 militares do Exército por serviços prestados
Notícias ao Minuto

10:55 - 22/09/20 por Lusa

País Covid-19

"Uma palavra de profundo agradecimento pelo grande trabalho feito pelos condecorados e pelo Exército, no âmbito do combate à pandemia. Foi um extraordinário desempenho como um todo em circunstâncias inopinadas", disse o responsável pela tutela.

Gomes Cravinho destacou que "o Exército esteve presente em todo o lado do país, em escolas, lares, unidades médicas e continua".

"O momento que vivemos é de grande incerteza. Não sabemos se a incidência geográfica voltará a ser muito focalizada. Não sabemos se o comportamento dos portugueses vai fazer diminuir o número de infetados ou se viveremos situações de aflição no território nacional, mas temos um a certeza: a presença do exercito e seu empenho", concluiu.

Na cerimónia foram agraciados com a medalha de Defesa Nacional de 1.ª classe a Coronel Margarida Almeida, diretora do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, e com as de 2.ª classe o tenente-coronel António João e os majores Milton Pais e Wilson Antunes, todos da Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química.

O aspirante a oficial Hugo Graça, chefe de equipa do Regimento de Transportes, recebeu a distinção de 3.ª classe.

Os outros elementos reconhecidos pela Defesa Nacional com o grau de 4.ª classe foram o sargento-chefe Fernando Pereira, o sargento-ajudante Vítor Jorge, o 1.º sargento António Leitão, o 1.ª cabo João Mota e o soldado Mário Fernandes.

Portugal contabilizou segunda-feira mais oito mortos relacionados com a covid-19 e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.920 mortes e 69.200 casos de infeção. Em vigilância estão 40.465 contactos, mais 1.103 em relação a domingo.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 961.531 mortos e mais de 31,1 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório