Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Chegou o outono, a descida das temperaturas e... a chuva

Apesar do céu nublado e da chuva, a descida das temperaturas não será muito acentuada.

Chegou o outono, a descida das temperaturas e... a chuva
Notícias ao Minuto

10:25 - 22/09/20 por Noticias ao Minuto

País IPMA

O outono chega esta terça-feira e consigo traz chuva e uma descida das temperaturas. Contudo, não tire já o casaco polar do guarda-roupa (só o guarda-chuva), pois apesar de os termómetros baixarem, o calor ainda não disse o 'até para o ano'.

De acordo com Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA), hoje as temperaturas mínimas vão descer aos 8ºC, mas podem chegar as máximas podem atingir os 29ºC. Em todo o território nacional, está previsto céu geralmente muito nublado e períodos de chuva. 

Na Grande Lisboa, espera-se céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir da tarde. Há possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos, bem como vento fraco. As temperaturas vão rondar os 25ºC de máxima e os 18ºC de mínima.

Já no Grande Porto, além dos períodos de céu muito nublado, prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros a partir da manhã, que poderão ser localmente intensos a partir da tarde e ocasionalmente acompanhados de trovoadas. Há ainda a registar uma descida acentuada da temperatura máxima). 

De Évora a Faro, as temperaturas máximas vão variar entre os 27ºC e os 14ºC e as mínimas entre os 18ºC e os 13ºC, mas não se prevê chuva.

Para a Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, em especial por nuvens médias e altas e possibilidade de ocorrência de precipitação dispersa a partir do final da tarde. As temperaturas rondarão entre os 21ºC e os 27ºC. Já nos Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado e períodos de chuva fraca a partir da tarde para todas as ilhas. Os termómetros vão subir até aos 24ºC, a mínima não irá abaixo dos 18ºC.

Na quarta-feira, prevê-se uma descida das temperaturas e um agravamento da precipitação em todo o país, incluindo nas regiões autónomas. Entre quinta e sexta-feira, uma massa de ar polar marítima chegará à Península Ibérica devido ao vento de quadrante norte e noroeste.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório