Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Donativos dão a crianças e utentes com doença mental terapia com cavalos

São 28 os abrangidos com a oferta, que resultou de uma ação de angariação de donativos do Mar Shopping de Matosinhos.

Donativos dão a crianças e utentes com doença mental terapia com cavalos
Notícias ao Minuto

17:43 - 21/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Cavalos

São cada vez mais os estudos e artigos científicos em todo o mundo a apontar os benefícios das terapias assistidas por cavalos em crianças e adultos. Por isso, o Mar Shopping Matosinhos promoveu, no Natal de 2019, uma ação de angariação de donativos de forma a oferecer a 14 crianças ‘em perigo’ e 14 pessoas com doença mental um ano de terapia semanal assistida por cavalos, totalmente gratuita.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a direção do centro comercial explica que as crianças abrangidas pertencem à A Casa do Caminho e os utentes com doenças mentais, a maioria dos quais com esquizofrenia, são da Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos (AFUA-HML).

Assim sendo, todas as semanas, dois grupos de sete crianças, entre os dois e os 11 anos, vão deslocar-se ao picadeiro da AEPM-Associação Equiterapêutica de Porto e Matosinhos para fazerem terapia assistida com cavalos. Estes menores, revela a mesma nota, têm “características emocionais, cognitivas e comportamentais para as quais A Casa do Caminho considera que a terapia assistida por cavalos será especialmente positiva”.

Já os utentes da AFUA-HML têm entre 22 e 64 anos e apresentam, na sua maioria, “um quadro de psicose esquizofrénica, uma perturbação mental caracterizada por episódios contínuos ou recorrentes de psicose, sendo os sintomas mais comuns alucinações (como ouvir vozes), delírios (convicções falsas) e desorganização do pensamento”.

O valor angariado de 13.515 euros, recorda a mesma nota, resultou da animação infantil ‘Mundo Mágico’, que incluía uma minipista de gelo e um carrossel, cuja a entrada de 1 euro revertia para esta causa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório