Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

'Juice Jacking'. Atenção a esta burla informática

PSP deixa várias recomendações para evitar ser apanhado pelos hackers.

'Juice Jacking'. Atenção a esta burla informática
Notícias ao Minuto

16:28 - 21/09/20 por Notícias Ao Minuto

País burla informática

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alerta, esta segunda-feira, os internautas para o perigo da burla informática ‘Juice Jacking’.

Através de uma publicação partilhada nas redes sociais, o Comando Metropolitano de Lisboa explica que o ‘Juice Jacking é um ataque cibernético no qual é modificado uma porta de carregamento do equipamento, que funciona também como uma porta de conexão de dados. “Essencialmente, os cibercriminosos modificam a fonte de alimentação (o carregador ou apenas o cabo) ou a própria porta USB, e, sem que o utilizador se aperceba, instalam malware no dispositivo da vítima para extrair dados”.

“Essa extração pode ser feita através de software de rastreamento ou de espelhamento de ecrãs, que permitem ver e registar senhas e códigos PIN inseridos enquanto o dispositivo está a carregar”, acrescentam os agentes.

De forma a evitar esta burla, a PSP recomenda evitar estações públicas de carregamento e/ou cabos de carregamento ali existentes e usar carregamento sem fios, caso exista e o equipamento o suporte. Além disso esta força de segurança apela à utilização de unidades de carregamento portátil, vulgarmente chamadas de ‘powerbanks’, ou ao uso de um bloqueador de dados USB, dispositivo ‘Juice Jack Defende’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório