Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Costa assinala 75 anos da ONU com mensagem sobre igualdade entre Estados

O primeiro-ministro assinalou hoje os 75 anos da criação da Organização das Nações Unidas (ONU) com uma mensagem em que defende os princípios de uma ordem mundial fundada no direito internacional e na igualdade entre Estados soberanos.

Costa assinala 75 anos da ONU com mensagem sobre igualdade entre Estados
Notícias ao Minuto

16:09 - 21/09/20 por Lusa

País António Costa

"Há 75 anos, a fundação da ONU estabeleceu uma nova ordem mundial baseada no direito internacional, na igualdade entre Estados soberanos, na dignidade da pessoa humana. Foi uma vitória da esperança. Hoje devemos preservar e renovar essas conquistas, apoiando uma ONU forte", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

Os trabalhos da 75.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, órgão constituído por representantes de todos os 193 Estados-membros desta organização, começaram na semana passada e o debate geral terá início na terça-feira.

Desta vez, devido à pandemia de covid-19, a sessão decorre com recurso a intervenções em vídeo, embora qualquer líder mundial tenha o direito de comparecer pessoalmente para discursar na sede da ONU, em Nova Iorque.

Nesta 75.ª sessão, tal como aconteceu em 2017, será o primeiro-ministro, António Costa, a representar o Estado português. O debate geral entre chefes de Estado e de Governo terá como tema "Tornar a ONU relevante para todos: Liderança global e responsabilidade partilhada para sociedades pacíficas, equitativas e sustentáveis".

Na abertura deste encontro anual, o secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou que 2021 será "um ano crítico" para as Nações Unidas e advertiu contra os riscos do unilateralismo no combate à pandemia de covid-19, pedindo um novo compromisso para a cooperação global, que permita igualmente uma distribuição justa e equitativa de vacinas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório