Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Braga rejeita novas competências na educação e saúde em 2021

A Câmara de Braga rejeitou hoje, por unanimidade, assumir novas competências em 2021 nas áreas da saúde e da educação, face ao "forte impacto" financeiro e funcional previsto.

Braga rejeita novas competências na educação e saúde em 2021
Notícias ao Minuto

14:42 - 21/09/20 por Lusa

País Câmara

Segundo o presidente da Câmara, Ricardo Rio, antes de assumir novas competências do Estado é "crucial" desenvolver um estudo detalhado que permita identificar os impactos mais relevantes, sobretudo no que respeita aos compromissos futuros decorrentes de recursos financeiros, patrimoniais e humanos.

"Gostaríamos de assumir competências nestas áreas se elas viessem devidamente clarificadas e dotadas dos recursos necessários para o podermos fazer em benefício dos cidadãos", referiu.

O autarca sublinhou que estão em causa "duas áreas particularmente delicadas", havendo já histórico de "má gestão" na transferência de competências na educação.

"Enquanto pudermos, rejeitamos [a transferência de competências], salvo se houver alteração das condições de enquadramento dessa descentralização", disse.

Na reunião camarária, o vereador da CDU, Carlos Almeida, afirmou que o partido rejeita o modelo desenhado pelo Governo para descentralizar competências.

"O modelo não serve, não garante os recursos para que os serviços possam ser prestados na melhor qualidade às populações", referiu, sublinhando que o caminho deveria ser a regionalização.

Os vereadores do PS votaram igualmente pela rejeição das competências, sublinhando que se trata de um processo que deve ser discutido, pelos impactos financeiros e organizacionais dele decorrentes.

"O município deve perceber em que caminhos se vai meter, compreendemos as cautelas em relação a este dossiê", referiu o vereador socialista Artur Feio.

Para os socialistas, "é preciso que o caminho se faça" para que o município saiba de antemão quais são os impactos financeiros e organizacionais decorrentes da assunção de novas competências.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório