A Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou, no final da tarde desta sexta-feira, que foi concluída uma avaliação preliminar sobre as causas que levaram ao incêndio que deflagrou, esta manhã, no túnel da Avenida João XXI, que ainda se encontrado cortado ao trânsito.
"CML vem por este meio comunicar que a avaliação efetuada pelas equipas técnicas do municípios, coordenadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, apontam para uma falha no sistema de controlo elétrico que faz a transição da energia da rede com a energia produzida pelo grupo gerador - em caso de falha da rede, como aconteceu esta manhã", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
Também segundo a autarquia, continua a decorrer uma "avaliação mais detalhada do que aconteceu", bem como uma apreciação das "medidas necessárias para a reposição das condições de operação e circulação em plena segurança".
"Até que estejam repostas todas as condições de segurança, o túnel continuará encerrado", anuncia ainda a Câmara.
Veja na galeria acima algumas imagens dos trabalhos realizados esta tarde no túnel.
EDP diz que o posto de transformação e o gerador associado não pertencem à empresa
O incêndio, que motivou o corte de trânsito nos dois sentidos pelas 9h40, não fez vítimas. As autoridades tinham avançado anteriormente tratar-se de um fogo num posto de transformação da EDP.
Num comunicado divulgado, entretanto, a EDP Distribuição diz que o posto de transformação e o gerador associado não pertencem à empresa, e dá conta de uma avaria na rede de média tensão na zona do Campo Pequeno. "As equipas operacionais estão no terreno com vista à rápida resolução, recorrendo a uma central móvel", refere.
A empresa diz ainda que as causas do incêndio ocorrido na Av. João XXI "estão a ser apuradas em ligação com a Proteção Civil".