Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Madeira com três novos casos positivos e 56 situações ativas

A Madeira registou hoje três novos casos positivos de covid-19 identificados na operação de despiste montada no aeroporto da ilha, totalizando 56 situações ativas e um cumulativo de 198 infetados, informou a autoridade regional de saúde.

Madeira com três novos casos positivos e 56 situações ativas
Notícias ao Minuto

19:53 - 18/09/20 por Lusa

País Notícias Madeira

"Hoje há três novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar um total cumulativo de 198 casos confirmados de covid-19", pode ler-se no boletim epidemiológico divulgado pelo Instituto da Administração de Saúde da Madeira (IASaúde).

No mesmo documento, esta autoridade indica que os novos casos são importados, tratando-se de dois viajantes provenientes da França e outro do Reino Unido.

O IASaúde acrescenta que existe uma outra situação "que se encontra em estudo pelas autoridades de saúde", estando a decorrer a respetiva investigação epidemiológica.

Também salienta que há mais um doente recuperado, ascendendo a 142 as pessoas que deixaram de estar infetadas no arquipélago.

"São hoje 56 os casos ativos, dos quais 44 são importados, identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 12 são de transmissão local", menciona este instituto.

A nota informativa assegura que estas pessoas estão em quarentena, sendo que "25 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira, 30 em alojamento próprio e um doente está hospitalizado na unidade polivalente dedicada à covid no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal".

O IASaude anuncia que, neste momento, 16.508 pessoas estão a ser alvo de acompanhamento pelas autoridades em diferentes concelhos da região, através da aplicação MadeiraSafe, das quais 7.492 estão em vigilância ativa.

Ainda diz que, até hoje, na Madeira foram notificados 1.658 casos suspeitos de covid-19, sendo que 1.460 deram resultados negativos.

O laboratório do Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) processou 101.718 amostras para teste de PCR até quinta-feira, tendo sido efetuadas 58.816 colheitas para teste de despiste à covid-19 na operação efetuada a viajantes nos aeroportos da região, afirma a autoridade de saúde insular.

Ainda reporta que, "foram já efetuados 7.483 testes em laboratórios contratualizados pelo Governo Regional, no continente português, local de origem dos viajantes".

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 946.727 mortos e mais de 30,2 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.894 pessoas dos 67.176 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório