Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Registadas 309 ocorrências até às 18h em Portugal continental

As autoridades registaram hoje em Portugal continental 309 ocorrências devido ao mau tempo, entre as 00:00 e as 18:00, sendo o distrito de Lisboa aquele onde se assinalaram mais casos, disse fonte da Proteção Civil.

Registadas 309 ocorrências até às 18h em Portugal continental
Notícias ao Minuto

19:15 - 18/09/20 por Lusa

País Mau tempo

Em declarações à agência Lusa, a fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indicou que o maior número de ocorrências registadas foram pequenas inundações (129), seguidas de quedas de árvores (83) e queda de estruturas (37), tendo-se ainda verificado dois deslizamentos de terra.

O distrito de Lisboa registou, entre as 00:00 e as 18:00, 113 ocorrências.

Entre as mais significativas, a fonte da ANEPC destacou as inundações na cidade de Setúbal e de Beja e os "fenómenos estranhos relacionados com o vento" em Palmela (distrito de Setúbal).

Uma tempestade intensa atingiu hoje de manhã várias zonas da cidade de Beja e provocou a queda de mais de 100 árvores e danos em veículos e infraestruturas, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

Já no concelho de Palmela, um fenómeno de ventos fortes ocorrido na Estrada do Lau, provocou a queda de árvores de grande porte, de postes da EDP e fez danos em duas habitações.

A fonte da ANPC sublinhou ainda que desde as 17:30, por indicação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Leiria, Coimbra e Aveiro estão "sob especial atenção", devido às previsões de precipitação, ventos fortes e trovoada.

"Aquilo que nós tínhamos indicação do IPMA é que, a partir das 17:30/18:00, ia entrar bastante vento e precipitação entre Leiria, Coimbra e Aveiro, nomeadamente mais Leiria, onde junto à costa ia afetar alguns concelhos desses distritos", apontou.

Num balanço feito à Lusa pelas 13:00, fonte da ANPC tinha contabilizado, entre as 00:00 e essa hora, 162 ocorrências decorrentes do mau tempo.

Treze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo por causa do vento e da chuva que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Aveiro e Viseu estão sob aviso amarelo desde as 06:00 e até às 18:00 de hoje devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes.

Os distritos da Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo devido à chuva (até às 18:00 de hoje) e vento por vezes forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 85 quilómetros por hora (km/h)nas terras altas (até às 21:00 de hoje).

Os distritos de Portalegre e Évora estão sob aviso amarelo desde as 06:00 e até às 21:00 de hoje por causa do vento forte.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório