Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo faz um balanço "muito positivo" de primeira semana do ano letivo

O Presidente da República quis deixar uma mensagem de agradecimento a todos os portugueses pela "participação intensa", nesta semana de arranque do ano letivo.

Marcelo faz um balanço "muito positivo" de primeira semana do ano letivo
Notícias ao Minuto

18:14 - 18/09/20 por Notícias ao Minuto

País Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa deu, esta sexta-feira, nota "muito positiva" à primeira semana do início do ano letivo. Em declarações aos jornalistas, à margem de uma escola em Olhão, no Algarve, o Presidente da República quis deixar uma mensagem especial de agradecimento a todos os portugueses.

"Queria agradecer como Presidente da República a vossa [de todos os cidadãos] abertura, compreensão, disponibilidade. Eu soube, não tivesse netos ou colaboradores com filhos, o que foi a participação intensa de todos nesta semana de arranque do ano letivo", sublinhou o Chefe do Estado, recordando que estes primeiros dias eram uma incógnita para toda a população. 

Denotando que a fase em que o país se encontra "é um momento difícil", independentemente de estarmos ou não numa eventual segunda vaga, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que a pandemia "está muito longe do fim" e aproveitou o momento para recordar que a aplicação das medidas do regime de contingência em vigor "depende de todos nós"

Para além de um sincero agradecimento a toda a comunidade escolar, o Presidente da República deixou também um grande elogio aos profissionais de saúde, que "sempre foram excepcionais, nos últimos meses, e que serão no futuro também excepcionais. "Isto é uma confiança muito grande (...) é fundamental. Sabemos que o pessoal da saúde não falha, é do melhor e que está e vai cumprir a sua missão", argumentou. 

Reforçando a noção de que a Economia não vai poder parar e que o ensino presencial também deverá sempre que possível continuar a funcionar, o Chefe do Estado ainda apelou a "uma certa contenção" por parte de todos aquando fora dos locais de trabalho ou das salas de aulas. "Vamos todos fazer um esforço para que - mantendo aquilo que é o trabalho do dia-a-dia que é próprio de uma sociedade que avança e mantendo o ensino presencial com as precauções na escola e nas entradas e saídas das mesmas - haja uma contenção útil para todos nós. Não juntar novos factores, sejam manifestações de massas ou confraternizações"

Por fim, ainda sobre a pandemia, Marcelo Rebelo de Sousa denotou que a informação que os portugueses recebem sobre a evolução epidemiológica "é das mais completas em termos internacionais". Lá fora, vincou o Presidente, "há um boletim ou uma apresentação diária muito curta", em oposição a Portugal, "onde se vai mais longe".

"Cá responde-se a perguntas, explicasse com um epidemiologista o que acontece. (...) Portanto, as pessoas tem a possibilidade de acompanhar em pormenor o que se passa e de ajudarem.  Sabem como podem ajudar e tem de o fazer", concluiu. 

O Presidente da República esteve, esta sexta-feira, juntamente com o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na inauguração das obras na Escola EB1 n.º5 de Olhão, no Algarve. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório