Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Migrantes que desembarcaram em Faro "ficam à guarda do SEF"

Dois elementos do grupo de 28 pessoas testaram positivo à Covid-19. Há uma mulher grávida e uma criança.

Migrantes que desembarcaram em Faro "ficam à guarda do SEF"
Notícias ao Minuto

16:57 - 18/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Migrantes

Os 28 migrantes que desembarcaram na passada terça-feira na Ilha Deserta, em Faro, foram hoje presentes ao Tribunal Judicial de Faro por entrada e permanência irregular em território nacional. "O Tribunal determinou que os cidadãos ficam à guarda do SEF a aguardar os trâmites do processo de afastamento que lhes vier a ser instaurado pelo SEF", pode ler-se num comunicado esta sexta-feira enviado às redações pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. 

Recorde-se que o grupo é composto por 24 homens, três mulheres - uma das quais grávida - e um menor. A estes, "foram garantidas todas as necessidades básicas de alimentação e assistência médica e foram realizados testes à Covid-19, tendo dois deles testado positivo".

Os elementos do grupo irão "permanecer em isolamento e quarentena profilática", cumprindo as determinações da Autoridade Regional de Saúde.

O desembarque foi comunicado às autoridades via 112 por pessoas que se encontravam na praia, naquela ilha, que não possui habitantes e apenas tem um restaurante e um apoio de praia. No local estiveram pelo menos 18 elementos da Polícia Marítima, apoiados por quatro embarcações e outros meios.

A embarcação em que os 28 migrantes chegaram à ilha tem cerca de sete metros e é semelhante às usadas nos outros desembarques ilegais registados na região desde dezembro. Este é o sexto desembarque ilegal na costa algarvia envolvendo migrantes do Norte de África

O último caso, envolvendo um desembarque de migrantes na costa algarvia, ocorreu em julho, quando um grupo de 21 homens, alegadamente marroquinos, desembarcaram na Ilha do Farol, também no concelho de Faro.

[Última atualização às 17h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório