Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vídeo: Ventos fortes deixam rasto de destruição em Beja

Proteção Civil tem registo de várias ocorrências envolvendo quedas de árvores e danos em viaturas.

Notícias ao Minuto

12:28 - 18/09/20 por Melissa Lopes com Lusa

País Meteo

O mau tempo que se faz sentir esta sexta-feira já causou estragos em algumas regiões do país. Em Beja, há relatos da passagem de um tornado que deixou um rasto de destruição na cidade do Baixo Alentejo. 

Ao Notícias ao Minuto, o Comando Distrital de Operações e Socorro de Beja confirma a saída de meios para responder inúmeras  quedas de árvores e carros danificados. 

Tratou-se de "um fenómeno rápido de vento forte e chuva intensa, talvez um minitornado", que começou por volta das 10h50 e passou "por cerca de 20 artérias da zona sul/sudeste da cidade", provocando sobretudo quedas de árvores, algumas em cima de veículos, explicou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja, Pedro Barahona, à Lusa.

Segundo o comandante, não há registo de vítimas, mas de queda de "mais de 100 árvores" e de danos em "cerca de 30 a 40 viaturas" e em infraestruturas, como telhados e antenas.

O fenómeno começou na entrada da cidade de Beja junto ao Regimento de Infantaria n.º 3 e passou por várias zonas, como o estacionamento do Parque de Feiras e Exposições e os bairros de Mira Serra, do Pelame e das Saibreiras, disse o comandante.

Um vídeo divulgado na página Metéo Trás-os-Montes (e que pode ver na galeria acima) mostra aquilo que parece ser um tornado a passar  em Lagameças / Poceirão, perto de Setúbal. 

Em Beja, as consequências dos ventos fortes são bem notórios nas imagens captadas. 

De recordar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje 13 distritos do Centro e Sul do país sob aviso amarelo devido ao vento e chuva forte. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório