Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2020
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

CM de Famalicão acusa empresa de incumprimento nos transportes escolares

A Câmara de Vila Nova de Famalicão acusou hoje uma empresa de transportes de "incumprimento" dos percursos e horários definidos para o novo ano letivo, sublinhando que a situação originou "graves constrangimentos" e prejudicou alunos e famílias.

CM de Famalicão acusa empresa de incumprimento nos transportes escolares

Em comunicado, a Câmara refere que o incumprimento foi constatado na quinta-feira, primeiro dia de aulas, e acrescenta que "exigiu de imediato explicações" à empresa.

A empresa, ainda segundo o comunicado, transmitiu hoje "o reconhecimento do incumprimento" e deixou a garantia da imediata normalização do serviço prestado.

"A Câmara Municipal vai estar muito atenta a esta situação e não vai deixar de utilizar todos os meios ao seu alcance para que o serviço de transporte público rodoviário decorra com a normalidade habitual e da forma que foi articulada entre empresas, escolas e autarquia", sublinha.

No comunicado, a Câmara vinca que a regularidade do serviço é uma "exigência absoluta" para com as empresas responsáveis.

"Por isso, o município não deixará de pedir responsabilidades à empresa pela grave situação provocada no primeiro dia de aulas", remata.

A Câmara diz que o processo foi ajustado, em termos de horários e de percursos, para dar "cabal resposta" às necessidades dos alunos e das famílias, "no pressuposto do cumprimento da universalidade da gratuitidade dos passes escolares que se verifica em Famalicão".

Este ano, tal como no anterior, a Câmara assume a totalidade do pagamento dos passes a todos os alunos do concelho, desde o ensino básico até ao 12.º ano.

Esta medida abrange cerca de cinco mil alunos, num investimento total de 1,9 milhões de euros por ano.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório