Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Encontro universitário promove intercâmbio cultural e científico 'online'

A 15.ª edição do encontro universitário nas áreas biomédicas YES Meeting pretende, através de sessões 'online', aproximar os estudantes do ensino superior a médicos e investigadores para promover o intercâmbio cultural e científico, revelou hoje a responsável.

Encontro universitário promove intercâmbio cultural e científico 'online'
Notícias ao Minuto

17:38 - 17/09/20 por Lusa

País Universidades

Em declarações à agência Lusa, Maria Manuel Iglesias, presidente da comissão organizadora do YES (Young European Scientist) Meeting, afirmou hoje que o congresso visa "diminuir o 'gap' [lacuna] que existe entre os estudantes, professores, médicos e investigadores de relevo".

"O grande objetivo do YES é, efetivamente, trazer a investigação e a ciência para mais perto dos estudantes de forma a incentivá-los e, por outro lado, também que exista um intercâmbio cultural e científico entre os participantes", referiu a estudante, que frequenta o 6.º ano de medicina no Porto.

O YES Meeting, organizado por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, reúne mais de 650 participantes internacionais que, até domingo, vão ter a oportunidade de aprender com cientistas "de renome2, tais como o bioquímico britânico Gregory Winter, o Nobel da Química em 2018.

O evento, que decorre pela primeira vez em formato digital, conta com um leque de 20 cientistas que, à distância, vão participar em 10 sessões científicas alusivas a áreas como as neurociências, biotecnologia e medicina interna.

Segundo Maria Manuel Iglesias, esta edição do congresso manteve a "tradição de inovar" e, além das habituais sessões científicas, conta com um momento não só direcionado para a investigação, mas também para a carreira de investigador.

"Como chegar a investigador, é uma questão pertinente no seio dos estudantes e para isso vamos ter um painel de oradores de renome, como o professor Bruce Alberts, que foi editor-chefe da revista Science para nos contar a sua experiência e falar da sua carreira", exemplificou.

A par destas sessões, a 15.ª edição do YES Meeting conta ainda com uma competição científica, onde 154 estudantes vão apresentar os seus trabalhos de investigação e habilitar-se a um prémio de incentivo no valor de sete mil euros, e uma competição clínica sobre a especialidade de urologia.

Durante a sessão que marcou hoje o arranque da iniciativa, os estudantes foram presenteados com uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que lembrou a necessidade e importância dos jovens médicos continuarem a aprender e estimular os seus conhecimentos.

"Este evento é um sinal de esperança e resiliência (...), nos próximos meses vamos ter de ter esperança e resiliência e é encorajador que vocês deem o exemplo", salientou na missiva o Presidente da República.

Organizado por estudantes universitários, este ano, o evento associou-se a uma iniciativa solidária através do projeto YESHARE e vai doar três euros ao Banco Alimentar do Porto por cada inscrição, sendo que o congresso conta com 658 participantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório