Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pais fecham escola em Barcelos em protesto contra turma mista

Os pais dos alunos da Escola Básica (EB) de Bárrio, em Roriz, Barcelos, barraram hoje a entrada com troncos de árvores, num protesto contra a existência de uma turma mista, com alunos dos 1.º e 2.º anos.

Pais fecham escola em Barcelos em protesto contra turma mista
Notícias ao Minuto

12:29 - 17/09/20 por Lusa

País Educação

"Porquê duas crianças a partilhar a mesma mesa quando temos uma sala vazia?", lia-se num dos cartazes afixados no gradeamento da escola.

Noutro cartaz, os pais escreveram "Queremos distanciamento físico".

"Nunca houve turmas mistas, vai haver logo agora em tempos de covid e quando há uma sala vazia?", insurgiu-se um dos pais.

A GNR foi chamada ao local.

Contactada pela Lusa, a Câmara de Barcelos diz que "sensibilizou em devido tempo" a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE) -- Direção de Serviços da Região Norte para a situação, uma vez que compete a esta entidade a homologação das turmas.

Em resposta, a DGEstE informou que a constituição das turmas cumpriu o disposto na lei e que, como tal, e "por decisão superior, não será considerada a constituição de nova turma na Escola de Bárrio, Roriz, Barcelos".

Em relação ao protesto de hoje, a Câmara diz desconhecer os autores, tendo o Agrupamento Escolar, em colaboração com a Câmara Municipal, solicitado a presença da GNR.

"Os objetos foram retirados por funcionários do município", refere ainda a Câmara.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório