Meteorologia

  • 27 SETEMBRO 2020
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 24º

Edição

"O robustecimento da capacidade de testagem do SNS é fundamental"

A ministra da Saúde sublinhou a importância do aumento da capacidade de testagem no país como uma forma de fortalecer a resposta do Serviço Nacional de Saúde.

"O robustecimento da capacidade de testagem do SNS é fundamental"

Marta Temido sublinhou, esta quarta-feira, que "o aumento da capacidade laboratorial é muito relevante", no âmbito da Covid-19. Numa intervenção, após a assinatura do acordo para o aumento da capacidade de testagem, na sede do Infarmed, a ministra da Saúde recordou que o "robustecimento da capacidade de testagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é fundamental", em particular, tendo em conta os eventuais meses difíceis em termos de propagação do novo vírus que se avizinham. 

Apontando que Portugal, desde o início da pandemia, alinhou com a estratégia da Organização Mundial de Saúde e do Centro Europeu para a Intervenção e Controlo de Doenças na lógica de uma testagem o mais precoce possível, mas também atempada, fiável e segura para uma identificação" eficaz daquilo que são os "casos positivos e o seu tratamento", a governante elogiou também o papel determinante nesta matéria do programa de estabilização económica e social:

"Foi uma ajuda essencial para que muitos laboratórios dos nossos serviços de hospitais do SNS pudessem ter a sua capacidade laboratorial reforçada. Passámos de poucos laboratórios com capacidade de realização de testes de Covid, considerando que, no início da pandemia, apenas estava a dar resposta o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, para, entre públicos e privados, termos 102 estruturas a funcionar", vincou ainda Marta Temido. 

Por fim, Marta Temido revelou ainda que, atualmente, o SNS tem uma capacidade para efetuar 14.400 testes "em autonomia", sendo que até ao final do mês de outubro espera elevar esse número aos 22 mil testes. Esta capacidade adicional de testagem, permitirá chegar aos 1.200 testes por dia, concluiu a governante. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório