Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Proença-a-Nova. "Os trabalhos decorrem muito favoravelmente"

Comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil fez um ponto de situação sobre o incêndio de Proença-a-Nova.

Proença-a-Nova. "Os trabalhos decorrem muito favoravelmente"
Notícias ao Minuto

09:14 - 15/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Proença-a-Nova

O combate ao incêndio de Proença-a-Nova está a correr, finalmente, "muito favoravelmente", anunciou, ao início da manhã desta terça-feira, o Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul e Comandante das Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Luís Belo Costa, durante o briefing diário.

"Os trabalhos decorrem muito favoravelmente. Diria que a situação está muito favorável. Ainda não podemos dar o fogo como dominado porque ainda temos pequenos pontos quentes que carecem de uma atenção e trabalho muito dedicado. Ainda assim, podemos considerar que não há nenhuma frente com chamas ativas. Estamos, neste momento, a fazer todo um reconhecimento rigoroso a todo o perímetro, com operações de consolidação e de ataque direto a pequenos pontos quentes", começou por salientar Luís Belo Costa aos jornalistas, a partir do posto de comando, em Sobreira Formosa, no concelho de Proença-a-Nova.

Apesar do combate às chamas estar a ocorrer favoravelmente e de cerca de "90% do perímetro" estar dominado, o comandante sublinha que se prevê "um dia de intenso trabalho em todo o perímetro de incêndio", que tem cerca de 60 de quilómetros.

"Ainda estão a acontecer trabalhos de consolidação. Nos setores mais a norte do incêndio, todos eles no concelho de Oleiros, nomeadamente, na zona de Vilar de Barroco, Póvoa da Ribeira, Póvoa de Cambas, Pisoria, o trabalho ainda está a ser ainda muito intenso", acrescentou o responsável.

O incêndio deflagrou às 19h11 de domingo na localidade Conqueiros, concelho de Proença-a-Nova, e alastrou aos concelhos de Castelo Branco e Oleiros.

O fogo de grandes dimensões atingiu, principalmente, Oleiros, obrigando, esta segunda-feira, à retirada de 33 pessoas de povoações do concelho que estavam ameaçadas pelas chamas e por precaução.

De acordo com o site da ANEPC, às 9h08, estavam no local 1.016 operacionais, 338 veículos e quatro meios aéreos a combater o incêndio.

Leia Também: Mais de mil operacionais combatem fogo em Proença-a-Nova

Recomendados para si

;
Campo obrigatório