Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Na última semana, PSP apreendeu em média nove armas por dia

No total, foram apreendidas 65 armas em todo o país na semana passada.

Na última semana, PSP apreendeu em média nove armas por dia
Notícias ao Minuto

16:59 - 14/09/20 por Notícias ao Minuto

País Armas

A PSP informou, esta segunda-feira, que, entre 7 e 13 de setembro, foram apreendidas 65 armas ao todo, no território português. 

As armas - 35 de fogo e 30 brancas - foram identificadas durante atividades habitualmente desenvolvida "nos principais centros urbanos e regiões autónomas dos Açores e da Madeira".

Numa nota divulgada nas plataformas digitais oficiais da força policial, é ainda detalhado que foram apreendidas "1.208 munições de vários calibres", também nesta última semana. 

"A PSP apreendeu diariamente, em média, nove armas e 173 munições", é ainda apontado. 

Número de armas apreendidas este ano é quatro vezes superior ao de 2015

Em julho deste ano, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, revelou que o número de apreensões de armas ao longo do último ano é quatro vezes superior quando comparado com 2015.

Durante uma ação de destruição de armas pela PSP, na Maia, no âmbito do Dia Internacional de Destruição de Armas, o governante disse que o número de armas entregues por cidadãos ou apreendidas corresponde a "cerca de quatro vezes mais aquele que tinha sido realizado em 2015". "Nos últimos anos, temos tido um crescimento muito significativo quer das entregas voluntárias, quer das apreensões", explicou. 

As armas agora destruídas foram declaradas como perdidas a favor do Estado no decorrer de processos-crime, processos de contraordenação ou entregas voluntárias. Nesta ação foram destruídas 17.183 armas, elevando para cerca de 200 mil as armas destruídas pela PSP desde 2014.

Do total destruído, 7.279 foram entregues, até ao dia 3 junho, voluntariamente por cidadãos no decorrer da alteração da lei de armas aprovada pela Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório