Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

DGS diz que "é difícil" saber se Portugal já enfrenta segunda vaga

A Direção-Geral da Saúde (DGS) disse hoje que é "muito difícil" saber se Portugal está neste momento a enfrentar uma segunda vaga de covid-19, apesar de ser notório o aumento do número de casos diários.

DGS diz que "é difícil" saber se Portugal já enfrenta segunda vaga
Notícias ao Minuto

15:42 - 14/09/20 por Lusa

País Covid-19

"Relativamente à segunda vaga, é notório que estamos a ter um aumento do número casos, sendo que em Portugal no intervalo entre os primeiros meses e agora nunca tivemos num patamar com praticamente ausência de casos. Tivemos sempre uma situação com casos todos os dias e todas as semanas", disse aos jornalistas a diretora-geral da Saúde, na conferência de imprensa regular de atualização dos números da covid-19 em Portugal.

Graça Freitas sustentou que "é muito difícil" responder se Portugal está ou não a enfrentar uma segunda vaga de covid-19, uma vez que esta é a primeira vez que se está a lidar com o vírus.

"Não temos um histórico como é o seu comportamento ao longo do tempo. O que sabemos é que na curva epidémica estamos a apresentar uma subida que é notória e que se prevê que vá continuar. Se constitui ou não uma segunda vaga só daqui a uns dias, daqui a umas semanas, é que perceberemos se essa tendência se mantém e vai ficar", frisou a responsável.

Graça Freitas acrescentou que à medida que se vai "conhecendo o historial do vírus é mais fácil saber" se Portugal está "em vaga ou é só uma questão técnica mais complicada".

Portugal contabiliza hoje mais quatro mortos relacionados com a covid-19 e 613 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.871 mortes e 64.596 casos de infeção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório