Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Incêndios. Mais de 30 concelhos de quatro distritos em risco máximo

Mais de 30 concelhos de quatro distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Incêndios. Mais de 30 concelhos de quatro distritos em risco máximo
Notícias ao Minuto

06:44 - 14/09/20 por Lusa

País Incêndios

Em risco máximo de incêndio estão mais de 30 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu.

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Os dados do IPMA indicam um desagravamento da situação meteorológica a partir de hoje, sobretudo na noite de hoje para terça-feira com a subida da humidade relativa, pelo que os índices de risco de incêndio deverão descer.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, mais frequentes e intensos nas regiões Norte e Centro, por vezes acompanhados de trovoada.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado a predominar do quadrante sul, soprando temporariamente moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 75 quilómetros por hora até ao meio da tarde, e tornando-se do quadrante oeste a partir do meio da tarde.

Está também prevista a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial do litoral oeste e descida de temperatura, sendo acentuada da máxima nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 15 graus Celsius (na Guarda) e os 19 (em Faro e Castelo Branco) e as máximas entre os 24 (na Guarda, Viana do Castelo e Porto) e os 33 (em Santarém).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório