Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Santuário de Fátima bloqueou acesso de mais peregrinos durante missa

Recinto atingiu o limite máximo de pessoas.

Santuário de Fátima bloqueou acesso de mais peregrinos durante missa
Notícias ao Minuto

13:19 - 13/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima decidiu bloquear este domingo o acesso de mais peregrinos ao recinto durante a missa internacional do 13 de setembro, avança a SIC Notícias. Os acessos foram bloqueados depois dos responsáveis do Santuário terem constatado que tinha sido atingido o limite máximo de pessoas no recinto.

As imagens da celebração da missa, disponibilizadas no YouTube e nas redes sociais do Santuário, mostraram que a maioria das pessoas usava máscara. No entanto, em alguns casos não estava a ser cumprido o distanciamento social de dois metros.

Carmo Rodeia, a porta-voz da instituição, adiantou à agência Lusa que "a partir do momento da comunhão" houve necessidade de impedir mais entradas, pois verificou-se que "a ocupação segura estava alcançada" no conjunto dos espaços.

Segundo a porta-voz, a lotação máxima do Santuário de Fátima obedece às orientações acertadas entre a Conferência Episcopal Portuguesa e a Direção-Geral da Saúde e corresponde a "um terço do espaço" que normalmente estava acessível aos peregrinos antes da pandemia.

No final da missa, antes da procissão de regresso da imagem de Nossa Senhora de Fátima para a capela, um dos sacerdotes fez um apelo aos peregrinos através da instalação sonora no recinto do Santuário de Fátima para que evitassem convergir em grande número para o corredor central para se despedirem da imagem.

“Não podemos consentir que esta assembleia constitua um foco de contágio da pandemia que nos assola (…) Não se aproximem da capelinha”, pediu o sacerdote.

A missa internacional do 13 de setembro foi presidida pelo Cardeal António Marto, o Bispo de Leiria-Fátima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório