Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Açores com dois novos casos nas últimas 24 horas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, dois casos positivos de covid-19 na ilha do Pico, na sequência das 1.301 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região, localizados nas ilhas de São Miguel e Terceira.

Covid-19: Açores com dois novos casos nas últimas 24 horas
Notícias ao Minuto

14:49 - 12/09/20 por Lusa

País Coronavírus

A informação é avançada no comunicado diário da Autoridade de Saúde dos Açores, explicando que os casos reportam-se a uma mulher, com 39 anos, e a um homem com 25 anos, "não residentes, que desembarcaram na Região a 7 de setembro provenientes de território continental e apresentaram teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 negativo à chegada e diagnóstico positivo no rastreio após o sexto dia".

Segundo aquela entidade, os doentes "apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos".

Há ainda a registar "a saída de um caso positivo de São Miguel, à revelia das autoridades de saúde" e já foram "diligenciados os contactos com as autoridades de saúde em território continental para acompanhamento do caso, bem como procedimentos relativos à responsabilização judicial pelo sucedido", informa a Autoridade de Saúde açoriana.

Até ao momento, foram detetados na Região 254 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 45 casos positivos ativos, dos quais 35 em São Miguel, seis na Terceira, três no Pico e um na Graciosa.

Desde o início do surto morreram 16 pessoas na região, todas em São Miguel.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 916.372 mortos e mais de 28,5 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.860 pessoas dos 63.310 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório