Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Filhos de imigrantes sem direitos? "Situações serão reanalisadas"

Ministério da Administração Interna já reagiu à notícia do jornal Público e garante que não foi contactado.

Filhos de imigrantes sem direitos? "Situações serão reanalisadas"
Notícias ao Minuto

11:15 - 12/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Imigração

O Ministério da Administração Interna (MAI) emitiu, este sábado, um comunicado onde reage à notícia do Público que dá conta que as "crianças até aos três anos ficam ‘sem direitos’ quando os pais estão irregulares".

De acordo com o jornal, as crianças nascidas em Portugal, com menos de três anos, filhas de quem ainda não tem autorização de residência, já não podem regularizar-se e ficam sem direito a abono ou apoios sociais.

Já o MAI começa por garantir que "a Lei de Estrangeiros não estabelece qualquer patamar etário para a concessão de autorização de residência de menores” e sublinha que “não foi questionado pelo Público sobre esta matéria".

Ainda na mesma nota, o MAI anuncia que "quaisquer práticas administrativas com interpretação diversa da lei serão corrigidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e eventuais situações concretas daí decorrentes serão reanalisadas de acordo com os critérios da Lei de Estrangeiros" e salienta que "por despacho do Governo, e no quadro da pandemia Covid-19, cerca de 130 mil pessoas com processos pendentes no SEF mantêm os seus direitos sociais até ser tomada uma decisão final sobre as suas autorizações de residência".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório