Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Bispo emérito de Santarém preside peregrinação aniversária em Fátima

O bispo emérito de Santarém, Manuel Pelino, preside hoje à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro em Fátima, a quarta com peregrinos e a segunda com grupos estrangeiros inscritos desde o fim do confinamento provocado pela pandemia de Covid-19.

Bispo emérito de Santarém preside peregrinação aniversária em Fátima
Notícias ao Minuto

07:29 - 12/09/20 por Lusa

País Fátima

Esta Peregrinação Internacional Aniversária, que celebra a quinta "aparição" de Nossa Senhora aos Pastorinhos, integra a VI Peregrinação da Comunidade Surda.

A peregrinação começa hoje, às 21:30, com a recitação do rosário na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas e uma celebração da palavra no altar do Recinto de Oração. No domingo, às 09:00, terá lugar o rosário internacional e depois a missa com a bênção do Santíssimo, terminando com a procissão do Adeus.

Segundo o Santuário de Fátima, no ano passado, nesta peregrinação, fizeram-se anunciar "570 grupos, 407 dos quais estrangeiros, num total de mais de 172 mil peregrinos entre portugueses e estrangeiros que se inscreveram nos serviços".

A Peregrinação Internacional Aniversária deste mês é promovida pelo Santuário de Fátima, em conjunto com o seu Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

A primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de surdos que participaram em várias iniciativas.

A peregrinação realizou-se "dois anos depois de o santuário ter começado a oferecer uma missa semanal com interpretação em língua gestual, como forma integrar e proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais", recorda o santuário.

As celebrações com a presença de peregrinos foram retomadas no Santuário de Fátima em 30 de maio e primeira peregrinação internacional com fiéis realizou-se em 12 e 13 de junho, desde o início da pandemia de covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório