Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Outono à espreita? Próxima semana traz chuva e descida da temperatura

O verão está a aproximar-se do fim.

Outono à espreita? Próxima semana traz chuva e descida da temperatura
Notícias ao Minuto

17:59 - 11/09/20 por Melissa Lopes

País Tempo

A segunda quinzena de setembro significa para muitos portugueses o regresso ao trabalho e para os mais jovens o retomar das aulas, ainda que, este ano, em contexto de pandemia e com o país em situação de contingência.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o início da quinzena ficará também marcado pelo regresso da chuva, acompanhada de uma descida da temperatura máxima. 

Se para este fim de semana, 12 e 13 de setembro, as temperaturas esperadas ainda são, em Lisboa, de 35ºC e 30ºC, respetivamente, já a partir de segunda-feira os termómetros vão cair na capital até aos 27ºC, mantendo-se o resto da semana nos 25ºC e com previsão de chuva. 

A Sul, no Algarve, a chuva chegará dias mais tarde, na quinta-feira, variando a temperatura máxima prevista entre os 24ºC e os 26ºC.

A Norte, as previsões do IPMA apontam para chuva a partir já de segunda-feira, mantendo-se durante toda a semana. As temperaturas máximas, neste distrito, devem rondar entre os 24ºC no início da semana e os 22ºC no final. 

Um cenário idêntico em praticamente todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas para onde se prevê precipitação ao longo da próxima semana. Antes disso, recorde-se que o território continental encontra-se em situação de alerta até às 23h59 de domingo devido ao risco de incêndio originado pelo tempo quente. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório