Em comunicado, a associação de reflexão e formação política ligada ao PSD refere que uma das missões do Instituto Francisco Sá Carneiro é contribuir para "pensar Portugal e o papel de Portugal na Europa e no mundo", e o objetivo desta iniciativa será "ajudar a identificar problemas e propor soluções".
Na segunda-feira, a primeira das 'Sá Carneiro Talks' arranca pelas 18:00, com transmissão na rede social Facebook e no site do Instituto Francisco Sá Carneiro, com uma intervenção em vídeo (previamente gravada) de Carlos Moedas sobre o tema da inovação, área que coordenou na Comissão Europeia entre 2014 e 2019.
Depois, está previsto um período de debate, moderado por Joaquim Biancard Cruz, administrador do Instituto Francisco Sá Carneiro, em que participarão a eurodeputada Lídia Pereira, Ricardo Acto, vice-presidente de operações do Rock in Rio, Miguel Pina Martins, fundador e CEO da Science4You e João Trigo da Rosa, presidente da Associação Portuguesa de Business Angels.
As 'Sá Carneiro Talks' integram-se no programa que assinala o 40.º aniversário da morte do fundador do partido Francisco Sá Carneiro e a segunda edição está já marcada para 12 de outubro, tendo como convidado o antigo primeiro-ministro Durão Barroso, que desempenhou funções de presidente da Comissão Europeia entre 2004 e 2014.
O Instituto Sá Carneiro tem desde 01 de julho uma nova presidente, a eurodeputada social-democrata e ex-ministra Maria da Graça Carvalho, que substituiu no cargo Luís Alves Monteiro, que saiu alegando falta de "suporte financeiro" para esta organização prosseguir a sua atividade.
De acordo com os seus estatutos, o Instituto Sá Carneiro tem como objetivos fundamentais "a defesa e divulgação do ideal democrático e o estudo dos fenómenos culturais, sociais, económicos e políticos, relativos a Portugal e à sua intervenção na comunidade internacional".