"A APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões, S.A. informa que, devido a uma avaria técnica, a ponte móvel do Porto de Leixões encontra-se interdita ao trânsito automóvel e de peões", refere a Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto, numa nota publicada na sua página da rede social Facebook.
A publicação sublinha ainda estarem a ser desencadeados todos os esforços para identificar as causas da avaria e ultrapassar a situação o mais breve possível.
Em comunicado, a administração portuária garante que, durante o período de inoperacionalidade da ponte móvel, irá assegurar gratuitamente o transporte de passageiros entre Matosinhos e Leça da Palmeira, através de autocarro.
O transporte vai funcionar ao longo de 24 horas, de 10 em 10 minutos durante o dia e de 20 em 20 minutos durante a noite, acrescenta.
As paragens serão, em Matosinhos, no acesso nascente à ponte móvel (junto à paragem da Maré) e, em Leça da Palmeira, por baixo da ponte (junto à paragem dos STCP), frisa.
Temporariamente, o trânsito automóvel está a ser desviado para o viaduto da Autoestrada 28 (A28), sublinha a APDL.
Também em março de 2018 e junho de 2019, a ponte esteve cortada ao trânsito e passagem de peões devido, igualmente, a uma avaria.