Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Governo da Madeira diz que não há falta de professores nas escolas

O número de professores contratados na Madeira para 2020/2021 é "praticamente idêntico" ao do ano letivo anterior, disse hoje o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, vincando que "todas as necessidades" das escolas estão "colmatadas".

Governo da Madeira diz que não há falta de professores nas escolas
Notícias ao Minuto

13:54 - 08/09/20 por Lusa

País Madeira

"Este ano temos menos 84 turmas, temos menos 1.800 alunos e temos exatamente o mesmo número de professores do ano letivo anterior, o que significa que temos mais professores em termos de rácio no sistema", afirmou.

Jorge Carvalho falava aos jornalistas na Escola Básica e Secundária Ângelo Augusto da Silva, no Funchal, onde se deslocou para assinalar o arranque do ano letivo na Região Autónoma da Madeira, que decorre de forma gradual até 17 de setembro e envolve 6.200 professores, 42.000 alunos e cerca de 4.000 funcionários.

Do total de docentes, 95% têm vínculo permanente e os restantes estão a contrato, mas o Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) apontou, recentemente, para uma redução de 20 contratados face ao ano letivo 2019/2020, alertando que a situação põe em causa a efetivação das medidas contra a covid-19.

"É uma falsa questão, porque, neste momento, todas as necessidades das escolas estão colmatadas", afirmou o secretário da Educação. E reforçou: "O número de professores contratados é praticamente idêntico ao do ano anterior [cerca de 200]. Ao contrário do que se tem afirmado, não há uma redução de professores no sistema, antes pelo contrário."

Jorge Carvalho assinalou, por outro lado, que a primeira lista de contratados registou 20 desistências, estando agora em curso um novo procedimento para a contratação de igual número de docentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório