Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Vento tem sido "inimigo" do incêndio que continua "bastante ativo"

O incêndio que deflagrou em Oliveira de Frades, Viseu, acabou por alastrar para o concelho vizinho de Sever do Vouga, no distrito de Aveiro. O porta-voz da Proteção Civil no local fez, ao final da manhã desta terça-feira, um ponto da situação.

Vento tem sido "inimigo" do incêndio que continua "bastante ativo"
Notícias ao Minuto

11:51 - 08/09/20 por Filipa Matias Pereira

País Incêndios

O incêndio de Oliveira de Frades, Viseu, que deflagrou na segunda-feira e não dá tréguas, continua "bastante ativo". O vento, considerou Miguel David, comandante da Proteção Civil, em declarações à antena da TVI24, "tem sido o pior inimigo na estratégia de combate, obrigando a permanentes redefinições".

As chamas lavram, na manhã desta terça-feira, com maior intensidade sobretudo no "flanco esquerdo e na 'cabeça'", nomeadamente no distrito de Aveiro, nos concelhos de Sever de Vouga, de Águeda e de Oliveira de Frades, indicou ainda o comandante.

A prioridade das equipas que se concentram no teatro de operações "tem sido efetuar a defesa perimétrica de algumas aldeias e o confinamento de pessoas, considerando que estão na linha da propagação das chamas".

As cinco máquinas de rasto mobilizadas para o incêndio de Oliveira de Frades têm sido "aliados importantes" sobretudo nas "zonas de difícil acesso". Para além destes equipamentos, de acordo com a informação disponibilizada pela Proteção Civil, no local estão, pelas 11h30, 756 operacionais, apoiados por 231 meios terrestres e 14 aéreos.

Recorde-se que, pese embora as chamas tenham começado em Viseu, em Oliveira de Frades, acabaram por alastrar para o concelho vizinho de Sever do Vouga, no distrito de Aveiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório