Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Avante!. As imagens da festa (possível) em tempo de pandemia

O Avante! arrancou a meio-gás devido às restrições sanitárias devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Notícias ao Minuto

23:13 - 05/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política Avante!

Nos quase desertos 30 hectares das quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, no Seixal, o certame político-cultural anual dos comunistas arrancou este ano a meio-gás, pois a 44.ª edição da Festa do Avante! está limitada este ano pelas restrições sanitárias devido à pandemia de Covid-19.

A decisão do PCP de realizar a festa este ano gerou muita críticas, sobretudo à Direita, motivando inclusive uma providência cautelar cujo objetivo era impedir a realização do Avante!.

Ultrapassada essa questão, e definidas as regras por parte da autoridade de saúde - que fixou o limite máximo de pouco mas de 16 mil pessoas em simultâneo na festa -, a festa 'ganhou' pernas para andar, ainda que em moldes muito diferentes do habitual.

Uso de máscara, lugares sentados para assistir aos concertos, consumo de bebidas alcoólicas apenas até às 20h00, dispensadores de álcool-gel, distanciamento social marcam o 44.º certame comunista. 

Na galeria acima, eis os registos do primeiro dia. 

Marcelo pouco otimista, Jerónimo faz-lhe convite 

O Presidente da República disse que gostava de estar errado ao ser "menos otimista" quanto à realização da Festa do Avante! no contexto da pandemia, referindo que o problema é a perceção da opinião pública.

"Gostaria de esperar que eu próprio não tivesse razão por ser menos otimista do que aqueles que estão muito otimistas", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa. 

De acordo com o Presidente da República, o problema da realização da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, "não é um problema estrito, [se] está bem organizado ou mal organizado, é a perceção que a opinião pública tem em relação ao acontecimento".

"A perceção da DGS [Direção-Geral da Saúde] e do partido organizador é uma, a perceção de uma parte da população portuguesa é outra", apontou o chefe de Estado, escusando adiantar se vai visitar a edição deste ano do evento, mas recordando que já lá esteve "várias vezes" em anos anteriores.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, desafiou o Presidente da República a visitar a 44.ª Festa do "Avante!" e "ver para crer", em vez de "dar uma mãozinha" ao PSD no rol de críticas ao evento devido à pandemia de Covid-19.

Em resposta, Marcelo Rebelo de Sousa destacou o contacto que teve com os dirigentes do partido organizador, referindo que lhe foi apresentando o plano de contingência.

"Apresentaram-me o plano de contingência todo, eu sei-o da frente para trás, de trás para a frente", reforçou o Presidente da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório