Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

"Trabalho de whistleblower do Rui Pinto trouxe aceitação dos portugueses"

O advogado do hacker acredita que o trabalho de denunciante de Rui Pinto pode contribuir para alterar a legislação portuguesa.

"Trabalho de whistleblower do Rui Pinto trouxe aceitação dos portugueses"
Notícias ao Minuto

19:17 - 04/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Rui Pinto

Terminou na tarde desta sexta-feira a primeira sessão do julgamento de Rui Pinto, que está acusado de 90 crimes, incluindo de acesso indevido, violação de correspondência e de extorsão, na forma tentada.

À saída do Tribunal Central Criminal de Lisboa, um dos advogados do hacker, Francisco Teixeira da Mota, recusou prestar declarações aos jornalistas sobre o que se passou no tribunal, optando por destacar a importância e o impacto na sociedade portuguesa do trabalho de Rui Pinto como whistleblower.

“Penso que o trabalho de whistleblower do Rui Pinto trouxe-lhe muita aceitação por parte da população portuguesa”, referiu Teixeira da Mota, em afirmações captadas pela RTP 3.

O advogado acrescentou não ter dúvidas de que o trabalho de Rui Pinto como denunciante pode contribuir para alterar a legislação portuguesa. Sublinhou ainda que o que Rui Pinto fez “contribuiu para alterar a percepção da sociedade portuguesa sobre determinados factos da relação com a sociedade angolana” e em relação ao “mundo do futebol”.

Questionado sobre as medidas de segurança em torno do seu cliente, Francisco Teixeira da Mota realçou que essas "medidas resultam de uma avaliação que é feita pela PSP". "A avaliação que é feita é de que há risco severos relativamente à segurança do Rui Pinto", frisou. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório