Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Dois portugueses recebem bolsas europeias que totalizam 3,3 milhões

Os cientistas portugueses Albino Oliveira-Maia e Elias Barriga vão receber bolsas do Conselho Europeu de Investigação no valor global de 3,3 milhões de euros, anunciou hoje a Fundação Champalimaud, que representa um dos investigadores.

Dois portugueses recebem bolsas europeias que totalizam 3,3 milhões
Notícias ao Minuto

11:04 - 03/09/20 por Lusa

País Cientistas

O psiquiatra e neurocientista Albino Oliveira-Maia, do Centro Champalimaud, foi contemplado com uma bolsa de 1,5 milhões de euros e o investigador Elias Barriga, do Instituto Gulbenkian de Ciência, com um financiamento de 1,8 milhões de euros.

As bolsas destinam-se a apoiar a investigação nas áreas da neurobiologia da escolha alimentar (Albino Oliveira-Maia) e da migração celular (Elias Barriga), refere a Fundação Champalimaud em comunicado.

O financiamento europeu permitirá à equipa de Albino Oliveira-Maia, que dirige a Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Champalimaud, "continuar a sua exploração inovadora sobre a comunicação entre os sistemas digestivo e nervoso".

Num estudo anterior, o grupo de investigação de Albino Oliveira-Maia identificou em ratinhos um "eixo digestivo-cerebral capaz de controlar a escolha alimentar".

Agora, num novo trabalho, a equipa liderada pelo neurocientista pretende, com base nesta descoberta, estudar a escolha alimentar nos humanos, esclarecendo como e porquê se opta pela ingestão de certos alimentos, e, assim, obter mais pistas para controlar a obesidade.

Para este estudo, Albino Oliveira-Maia vai fazer medições e análises do comportamento e da atividade cerebral em simultâneo.

O investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência Elias Barriga quer "compreender melhor como as células migram nos ambientes complexos" do corpo, uma investigação que pode clarificar processos como o desenvolvimento embrionário, malformações congénitas, a reparação de tecidos ou a metastização do cancro.

"Nestes ambientes, as células precisam de sentir e responder a múltiplos sinais de natureza bioquímica e biofísica, mas o efeito recíproco entre estes sinais está ainda pouco caracterizado", salienta o comunicado da Fundação Champalimaud.

O Conselho Europeu de Investigação é a entidade que gere os programas da União Europeia de incentivo à ciência, incluindo bolsas de investigação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório