Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Vídeo mostra combate entre militares portugueses e grupo rebelde na RCA

Confronto armado durou três horas, durante o qual duas viaturas portuguesas foram atingidas.

Vídeo mostra combate entre militares portugueses e grupo rebelde na RCA
Notícias ao Minuto

11:00 - 03/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Forças Armadas

Os militares portugueses que estão na República Centro-Africana (RCA) ao serviço da Organização das Nações Unidas (ONU), voltaram a entrar em combate, desta vez com milicianos do grupo armado designado 3R, sem terem sofrido baixas ou feridos.

Depois de terem revelado informação sobre o confronto, que durou três horas e durante o qual duas viaturas portuguesas foram atingidas, as Forças Armadas divulgaram, na página de Facebook, um vídeo do combate.

Nas imagens é possível ver-se os militares a prepararem a ação, a lançarem granadas para um acampamento rebelde e, de seguida, ouvem-se vários disparos.

Por fim, vê-se uma mota a arder e os portugueses a analisarem vários objetos encontrados no que parece ser um acampamento.

Recorde-se que, apesar de a informação ter sido divulgada na quarta-feira, os eventos a que se refere ocorreram a partir do final de julho, quando os portugueses, que constituem a Força de Reação Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA, na sigla em Ingês), foi projetada para a região de Bocaranga, 550 quilómetros a noroeste da capital, Bangui.

objetivo era o de conseguir a "dissuasão e restrição de movimentos de elementos afetos ao grupo armado 3R (Regresso, Reclamação, Reconciliação) e contribuir para a melhoria da situação de segurança na região de Bocaranga", especificou o EMGFA.

Portugal está presente na RCA desde o início de 2017. Esta é a 7.ª Força Nacional Destacada na RCA, composta por 180 militares, maioritariamente tropas especiais paraquedistas, integrando ainda militares de outras unidades do Exército e controladores aéreos avançados da Força Aérea.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório