Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Setembro segue com calor. Termómetros vão chegar aos 38ºC

Temperaturas começam a aumentar já esta quinta-feira.

Setembro segue com calor. Termómetros vão chegar aos 38ºC
Notícias ao Minuto

09:30 - 03/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Tempo

Agosto terminou com temperaturas mais frescas e algum vento, mas setembro promete ser soalheiro e quente, pelo menos nos próximos dias.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros começam a subir já hoje. Prevê-se no território continental céu geralmente limpo, vento em geral fraco, por vezes forte nas terras altas, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal na faixa costeira da região Centro e pequena subida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12ºC (em Bragança) e os 22ºC (em Portalegre) e as máximas entre os 28ºC (em Aveiro) e os 38ºC (em Santarém).

Já no arquipélago dos Açores, o 'caso muda de figura'. As temperaturas vão oscilar entre os 20ºC de mínima e os 26ºC de máxima, e prevêem-se aguaceiros para toda a região. Na Madeira, o céu vai estar parcialmente nublado.

Na sexta-feira o panorama meteorológico, seja no continente ou ilhas, é muito semelhante, mas com temperaturas ainda mais altas em algumas regiões. Os termómetros não vão baixar dos 13ºC e vão estar a cima dos 30ºC na maioria dos distritos, com muitos a ultrapassar os 35ºC.

Para o fim de semana espera-se um cenário idêntico. Nos Açores, a chuva parece acalmar dando lugar apenas a céu muito nublado e as temperaturas máximas baixam para 25ºC. Na Madeira mantém-se tudo igual, assim como em território continental.

Por causa do tempo quente, IPMA colocou em risco máximo de incêndio mais de 60 concelhos dos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Portalegre e Faro.

Além disso, o instituto deixou hoje um alerta para o facto de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estarem em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório