Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Apelamos a que todos descarreguem" a app, mas "exposição não é infeção"

Marta Temido marcou presença na apresentação da aplicação que permite rastrear contactos de infeção do novo coronavírus.

"Apelamos a que todos descarreguem" a app, mas "exposição não é infeção"
Notícias ao Minuto

11:12 - 01/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Stay Away Covid

A ministra da Saúde marcou presença, na manhã desta terça-feira, na apresentação da aplicação móvel StayAway Covid, que permite rastrear contactos de infeção do novo coronavírus, no Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Durante a sua intervenção, Marta Temido relembrou que esta app é uma "ferramenta essencial, voluntária, confidencial e segura, na qual podemos confiar" e que todos os cidadãos devem descarregar, não só para sua segurança, como para a segurança de quem o rodeia. "Um exercício de responsabilidade e solidariedade", salientou a governante.

Apesar de apelar ao descarregamento da aplicação, Marta Temido alerta que as informações dadas pela 'StayAway Covid' devem ser lidas "com prudência".

"O alerta emitido por esta aplicação deve ser lido com prudência. A exposição não significa infeção. Apelamos a que todos descarreguem a aplicação, mas que quem o faça e receba o alerta de exposição, tenha a tranquilidade suficiente para fazer os contactos telefónicos necessários, nomeadamente, com o SNS24 e, também com a tranquilidade necessária, aguardar depois o encaminhamento do sistema de saúde", fez sobressair.

Além disso, a governante frisou que a app é "fundamental" para apoiar as autoridades da saúde porque acelera o seu trabalho, é um auxiliar de memória, regista acontecimentos quase impercetíveis, ou seja, contactos que as pessoas não inscrevem na memória e, num mundo global onde as pessoas se movimentam entre vários países, pode ser um "auxiliar precioso".

Apesar das vantagens, a governante assumiu que a aplicação tem limitações, como qualquer ferramenta, nomeadamente o facto de nem todos terem tecnologia compatível, nem todos descarregarem a aplicação e nem todos andarem com o telemóvel por todos os locais por onde passa. Por isso, a calibração e aperfeiçoamento desta é "essencial".

Antes de terminar o discurso, Marta Temido enalteceu "a capacidade científica do país, das nossas escolas, do melhor que há nelas".

Recorde-se que a aplicação móvel 'Stayaway Covid', que permite rastrear contactos de infeção do novo coronavírus, está a ser apresentada no Instituto Superior de Engenharia do Porto, com a presença do primeiro-ministro e dos ministros da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Através do sistema de comunicação sem fios Bluetooth, os telemóveis que tenham a aplicação instalada reconhecem-se e enviam mensagens informando da proximidade de uma pessoa que tenha sido infetada nos 14 dias anteriores, garantindo-se todo o anonimato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório