Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Médicos exigem pedido de desculpas da provedora da Santa Casa do Barreiro

Sindicato Independente dos Médicos enviou uma carta à responsável lamentando as suas "falsas declarações".

Médicos exigem pedido de desculpas da provedora da Santa Casa do Barreiro
Notícias ao Minuto

09:50 - 26/08/20 por Notícias Ao Minuto

País Barreiro

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) enviou uma carta à provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro onde "lamenta as falsas declarações" emitidas por esta responsável "de que os médicos de família do Aces Barreiro se teriam recusado a ver doentes no lar da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro". O SIM exige um pedido de desculpas "público" pelo "ataque que dirigiu". 

Na missiva, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o Sindicato questiona a provedora: "Não deveria V. Exª., num lar que até segundo consta ter vários médicos, ter elaborado um plano de contingência em tempos de Covid, em que não estivessem todos em simultâneo de férias?" E prossegue afirmando que "as férias são aprovadas superiormente" pelo que a provedora, na ótica do SIM, "não pode estar a solicitar ao SNS recursos que não tem".

O Sindicato frisa ainda, na mesma, que "os médicos de família têm um acordo coletivo de trabalho, onde consta a obrigatoriedade do seu local de trabalho, que decerto não passa pela deslocação aos lares", acrescentando que "esse acordo sobreleva um mero despacho". 

Os médicos de família "estiveram desde a primeira hora na linha da frente do combate à epidemia", sendo que "muitas vezes", lutaram "muitas vezes quer por um simples equipamento de protecção, quer pela existência de condições de assistência segura para doentes e profissionais", destaca também a carta assinada por Nuno Rodrigues, Secretário Regional do SIM Lisboa e Vale do Tejo. 

O SIM considera que os profissionais "foram, sem hesitar, para os centros de atendimento a doentes com Covid, expondo-se a si e às suas famílias e acompanharam os milhares de doentes não hospitalizados com Covid ao mesmo tempo que tentaram acompanhar os seus utentes". Assim, exigem à provedora da Santa Casa do Barreiro que "não os insulte e que respeite os direitos"

De recordar que, na segunda-feira, o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, apelou à Ordem dos Médicos para que peça aos profissionais de saúde para ajudarem os utentes dos lares de modo a não ficarem sem médicos.

Na última conferência de imprensa sobre a incidência da Covid-19 no nosso país, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, revelou que os últimos dados acerca do estabelecimento da Santa Casa no Barreiro, é de 20 de agosto com, "no total, 53 casos", sendo "considerado estável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório