Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

UTAD e Escola de Bombeiros lançam pós-graduação em gestão de fogos

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) arranca em outubro com uma pós-graduação em gestão de fogos rurais, uma parceria com a Escola Nacional de Bombeiros que visa ajudar a responder à crescente ameaça dos incêndios.

UTAD e Escola de Bombeiros lançam pós-graduação em gestão de fogos
Notícias ao Minuto

13:39 - 25/08/20 por Lusa

País Incêndios

A academia transmontana, localizada em Vila Real, anunciou hoje, em comunicado, que o curso de pós-graduação em gestão de fogos rurais terá início no mês de outubro e vai estender-se até maio de 2021.

"Pretende-se aumentar o conhecimento técnico de agentes que estão a trabalhar direta ou indiretamente com a proteção civil e, em particular, a gestão de fogos florestais. O objetivo é ceder-lhes mais ferramentas que ajudem a compreender melhor os fenómenos dos incêndios florestais e lhes sejam úteis na gestão deste problema que é tão grave", afirmou Domingos Lopes, do departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD.

Trata-se de uma formação de caráter essencialmente prático, que decorrerá sempre fora dos períodos críticos de incêndios florestais com aulas presenciais e aulas 'b-learning', tendo como destinatários os técnicos das diversas áreas relacionadas com a floresta, o ambiente, a gestão territorial e a proteção civil.

Segundo a organização, o objetivo é "responder à necessidade de formação avançada na capacitação e domínio de ferramentas no âmbito da gestão do fogo, com ênfase nas várias determinantes e implicações do comportamento do fogo e na aquisição de conhecimento em ferramentas de ajuda à decisão que tornem mais eficiente a cadeia da gestão do fogo, do planeamento à recuperação".

De acordo com a UTAD, a formação contemplará temáticas como: identificar os principais desafios colocados à gestão do fogo, dominar conceitos meteorológicos relativos à ignição, comportamento e impactos do fogo, dominar ferramentas tecnológicas que ajudem a compreender e antecipar os riscos e comportamento dos fogos rurais, dominar ferramentas que facilitem a gestão e a articulação das atividades de proteção florestal e proteção civil e desenvolver e reforçar competências de liderança e gestão em contexto de stress.

A pós-graduação resulta de uma parceria entre a Escola Nacional de Bombeiros e a academia transmontana e envolve os departamentos de Ciências Florestais, Física e Educação e Psicologia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório