Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

GNR dispara balas de borracha para dispersar festa ilegal na Trafaria

Um homem ficou ferido e outro foi detido por agressão a um militar.

GNR dispara balas de borracha para dispersar festa ilegal na Trafaria
Notícias ao Minuto

18:42 - 24/08/20 por Notícias Ao Minuto

País Festa ilegal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) foi chamada, na madrugada de domingo, ao Bairro do Segundo Torrão, na Trafaria, concelho de Almada, devido ao ruído excessivo de uma alegada festa privada.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a GNR explica que, ao chegarem ao local, por volta das 1h30, encontraram cerca de 50 pessoas, concentradas na via pública, a consumir bebidas alcoólicas e a “produzir excesso de ruído”, através da projeção de música.

Devido à situação de contingência em vigor na Área Metropolitana de Lisboa, na sequência da pandemia da Covid-19, os militares tentaram dispersar as pessoas e cessar o ruído. Contudo, diz a GNR, “os cidadãos desobedeceram às ordens legítimas da autoridade e adotaram, desde o primeiro momento, uma postura agressiva, arremessando vários objetos e pedras contra os militares e as viaturas policiais”.

Desta forma, foi necessário solicitar um reforço da Unidade de Intervenção da GNR, e recorrer a um dispositivo de ordem pública.

Perante o escalar da violência contra a GNR “e numa altura em que estava em causa a integridade física dos seus elementos, foi efetuado um disparo de dispersão com cartucho de bagos de borracha, dirigido ao solo”, garante a mesma força de segurança.

Desta intervenção policial, revelam as autoridades, resultou um detido - um homem de 27 anos, por agressão a um militar da GNR - e um ferido ligeiro, que foi “prontamente assistido pelos bombeiros locais e transportado para o Hospital Garcia da Orta, em Almada.

A GNR garante ainda que tanto as suas viaturas como uma viatura de emergência dos Bombeiros Voluntários da Trafaria sofreram danos.

O detido foi, entretanto, presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, no entanto, ainda não foram divulgadas as medidas de coação tidas como adequadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório