Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato exige a Costa "mais respeito" pelos médicos

O Sindicato Independente dos Médicos "repudia em absoluto" as palavras do primeiro-ministro divulgadas num vídeo nas redes sociais.

Sindicato exige a Costa "mais respeito" pelos médicos
Notícias ao Minuto

13:45 - 23/08/20 por Notícias ao Minuto

País Polémica

As palavras de António Costa num vídeo partilhado nas redes sociais motivou a reação do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), que explica que o primeiro-ministro chamou "cobardes aos médicos".

Num comunicado partilhado no seu portal, o Sindicato cita as palavras do chefe de Governo "no contexto da entrevista ao jornal Expresso deste fim-de-semana" em que o primeiro-ministro disse: "O presidente da ARS mandou para lá os médicos fazerem o que lhes competia. E os gajos, cobardes, não fizeram".

Perante a afirmação, a organização sindical vinca que "os médicos do SNS são médicos no SNS, não são médicos em lares, nem para protegerem as costas a amigos políticos seja de que cor forem".

A determinação da ARS Alentejo de alocar ao lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva equipas de médicos do Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central e do Hospital Espírito Santo de Évora "estava ferida de ilegalidade face às convenções coletivas de trabalho", pode ainda ler-se.

De acordo com o SIM, "o trabalho dos médicos do SNS só pode decorrer nas instalações de estabelecimento contratualmente identificado onde os médicos se encontram colocados ou em estabelecimento da mesma entidade empregadora pública situado no mesmo concelho".

O Sindicato "lamenta, reprova e repudia em absoluto as palavras de Vossa Excelência", exigindo ainda "mais respeito" pelos médicos. 

O Notícias ao Minuto tentou contactar o Gabinete do Primeiro-Ministro, mas não obteve resposta até ao momento. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório