Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Radares vão controlar velocidade média entre dois pontos. Chegam em 2021

Já há locais apontados para a instalação destes novos radares mas a lista "não está totalmente fechada".

Radares vão controlar velocidade média entre dois pontos. Chegam em 2021
Notícias ao Minuto

13:40 - 21/08/20 por Notícias Ao Minuto

País Radares

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vai adquirir mais radares para controlo nas estradas nacionais, sendo que, destes, dez vão permitir o "controlo de velocidade média entre dois pontos". O Jornal de Notícias avança, esta sexta-feira, que estes radares já estarão em funcionamento no final de 2021.

Em comunicado enviado às redações, em 31 de julho, a ANSR refere que estes novos radares "introduzirão em Portugal o controlo de velocidade média entre dois pontos e a capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si".

A ANSR, acrescenta-se, irá "lançar um Concurso Público para a Aquisição, Instalação e Manutenção dos novos equipamentos", sendo que "o prazo de execução contratual é de cinco anos, em que o primeiro ano é para instalação de 50 Locais de Controlo de Velocidade e os restantes para manutenção e operação de todo o sistema Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO).

O montante global estimado é de 8,5 milhões de euros.

Quanto às zonas em que estes vão ser instalados, a ANSR apontou, na nota, a EN5 em Palmela, a EN10 em Vila Franca de Xira, a EN101 em Vila Verde, a EN106 em Penafiel, a EN109 em Bom Sucesso, o IC19 em Sintra e o IC8 na Sertã.

Questionada pelo Notícias ao Minuto, esta sexta-feira, a entidade referiu que estes são "locais meramente indicativos" e que a "lista não está totalmente fechada". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório