Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Detido por manipulação de tacógrafo em Sesimbra. Pesado foi apreendido

Militares apuraram que o "veículo circulava com o aparelho de controlo desligado", adulterando assim "os dados de controlo a que o mesmo se destina a registar".

Detido por manipulação de tacógrafo em Sesimbra. Pesado foi apreendido
Notícias ao Minuto

12:18 - 21/08/20 por Notícias Ao Minuto

País Sesimbra

O Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana (GNR) intercetou, esta sexta-feira, dia 21 de agosto, um pesado de mercadorias a circular na via pública com indícios de manipulação e viciação do aparelho de controlo, no concelho de Sesimbra. O condutor foi detido por crime de falsificação de notação técnica e o veículo apreendido.

"No decurso da fiscalização", explica um comunicado enviado pela GNR às redações, "os militares apuraram que o veículo circulava com o aparelho de controlo desligado", adulterando assim "os dados de controlo a que o mesmo se destina a registar".

Foi também possível "recolher indícios da utilização de um dispositivo magnético e da manipulação dos sistemas do veículo, originando desta forma uma notação falsa".

A Autoridade recorda, na mesma nota, que "além da gravidade criminal e contraordenacional" destes ilícitos, a "manipulação e viciação dos tacógrafos constitui uma prática de risco no ambiente rodoviário".

As regras de segurança a nível europeu, lembra também, estabelecem "limites de tempo de condução e períodos mínimos de repouso estabelecidos para os condutores e cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos para os veículos".

Já o tacógrafo "é um aparelho de controlo e o equipamento completo destinado a ser instalado a bordo dos veículos rodoviários para indicação, registo e memorização automática ou semi-automática de dados sobre a marcha desses veículos, assim como sobre tempos de condução e de repouso dos condutores", esclarece a Guarda Nacional Republicana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório