Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Prémios Arco-Íris para seis exemplos de luta contra discriminação sexual

Os prémios Arco-Íris 2013, da associação ILGA-Portugal (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero), vão dividir-se entre apresentadores de televisão, concorrentes de reality-shows, telenovelas, campanhas, polícia e deputados, numa cerimónia que já vai na 11.ª edição.

Prémios Arco-Íris para seis exemplos de luta contra discriminação sexual
Notícias ao Minuto

12:25 - 10/01/14 por Lusa

País ILGA

Os prémios são entregues no sábado pelas mãos do humorista Ricardo Araújo Pereira no Teatro do Bairro, em Lisboa, a partir das 21:30.

Estes prémios são atribuídos a pessoas ou instituições que se distinguiram em 2013 "na luta contra a discriminação", em função da orientação sexual e da identidade de género, disse à agência Lusa o presidente da associação, Paulo Côrte-Real.

"Um dos prémios é atribuído ao conjunto de 99 deputados e deputadas que votaram favoravelmente, na generalidade, o projeto que permite a coadoção entre casais do mesmo sexo e permite a proteção destas crianças", avançou Paulo Côrte-Real.

A associação defende que é urgente proteger crianças e famílias concretas, garantir o fim da violência desta discriminação e garantir o cumprimento dos Direitos Humanos, razões pelas quais os deputados Isabel Moreira e Pedro Delgado Alves são homenageados em nome de todos os deputados que votaram a favor do projeto de coadoção por casais do mesmo sexo.

Os prémios de 2013 vão também para a campanha "Dislike Bullying Homofóbico", da secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, para a Escola da Polícia Judiciária, para Lourenço Ódin Cunha, participante no programa Casa dos Segredos, da TVI, Manuel Luís Goucha, apresentador, e para Pedro Lopes, autor de novelas.

Em relação à campanha "Dislike Bullying Homofóbico", a ILGA justifica que pela primeira vez o Estado português desenvolveu uma campanha pública contra a discriminação das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero (LGBT).

A Escola da Polícia Judiciária tem direito a esta homenagem "pelo trabalho sistemático de formação de profissionais desta força de segurança contra a discriminação e contra os crimes de ódio com base na orientação sexual ou identidade de género".

Já o participante do programa Casa dos Segredos, da TVI, Lourenço Cunha, ao revelar ser transexual, "ajudou a quebrar uma história de invisibilização e de silêncio das pessoas transexuais em Portugal", diz a ILGA.

Manuel Luís Goucha, apresentador de TV, é homenageado por ter recusado um insulto, mas também por ter conduzido vários programas onde deu visibilidade à temática LGBT, enquanto Pedro Lopes, autor das telenovelas "Dancin' Days" e "Sol de Inverno" tem direito ao prémio por incluir personagens homossexuais nas suas novelas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório