Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Sobe para quatro número de mortos em lar no Barreiro

O Lar de São José, no Barreiro, registou hoje mais um morto por covid-19, depois de três óbitos ocorridos na semana passada, revelou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Sobe para quatro número de mortos em lar no Barreiro
Notícias ao Minuto

16:44 - 19/08/20 por Lusa

País Covid-19

De acordo com ARSLVT, "o óbito aconteceu na madrugada de hoje".

O surto no Lar de São José foi detetado no início do mês e contabilizou no total 52 casos positivos, dos quais 38 em residentes e 14 em trabalhadores.

Em resposta enviada à agência Lusa, a ARSLVT especificou que daqueles 14 profisisonais, um já se encontra recuperado.

Relativamente aos idosos, há a lamentar a morte de quatro utentes, dos quais três na semana passada.

Outros cinco estão internados e 29 permanecem no lar, acrescentou a mesma fonte.

Assim, há atualmente 13 trabalhadores e 34 utentes infetados.

Na terça-feira, em declarações à Lusa, o presidente do município, Frederico Rosa (PS), lamentou a morte das três pessoas, e adiantou que também tinham associadas "outras patologias e outras causas que levaram a este desfecho".

Já em relação à situação do lar, o autarca referiu que "os casos estão estabilizados" e que quando se verifica o "aumento de temperatura corporal as pessoas são de imediato levadas ao hospital para fazer a monitorização".

"As coisas estão controladas, mas é preciso sempre alguma cautela porque o 'controlado' são situações momentâneas", afirmou.

Apesar desta situação, Frederico Rosa disse que os casos ativos no concelho "estão a diminuir" em relação aos últimos meses, em que se registou entre 100 a 120 casos ativos de covid-19.

"Neste momento, das últimas informações que tenho da saúde pública, estamos com cerca de 80 casos ativos, sendo que metade se referem à situação da Misericórdia do Barreiro [Lar São José].

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 781.194 mortos e infetou mais de 22,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.786 pessoas das 54.701 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório