Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Ficam de fora das novas matrículas combinações de letras a "evitar"

A determinação prevê, assim, que sejam evitadas combinações que induzam, por exemplo, palavras obscenas.

Ficam de fora das novas matrículas combinações de letras a "evitar"
Notícias ao Minuto

08:39 - 18/08/20 por Filipa Matias Pereira

País Matrículas

Desde o dia 3 de março, já foram emitidas cerca de 105 mil novas matrículas e, neste processo, há combinações de letras que ficam de fora, excluindo-se assim "determinadas palavras que se entenda dever evitar", como palavras obscenas.

Em comunicado, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) esclarece que, de forma a assegurar a não utilização dessas combinações, se estabeleceu, "entre outras, tendo em conta a posições dos caracteres dos números de matrícula referenciadas de 1 a 6 a contar do seu lado esquerdo, que não são utilizadas vogais na segunda e sexta posição desses caracteres nas matrículas do novo formato". Este cenário é aplicado "quando qualquer dos grupos de duas letras incluir duas vogais iguais".

A primeira matrícula do novo formato AA-01-AA foi atribuída e um veículo elétrico e, desde então, qualquer pessoa pode adquirir uma nova chapa. Porém, recorde-se, as matrículas de séries precedentes mantêm-se válidas.

No caso de substituição voluntária da chapa, indica ainda o IMT, "os proprietários dos veículos podem optar pela colocação de chapas de matrícula dos modelos da nova série ou do modelo de chapa de matrícula em vigor à data da matrícula do veículo em território nacional". Esta troca "não necessita de qualquer autorização ou comunicação ao IMT, I.P, visto que o número de matrícula se mantém o mesmo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório